

O que é a kinesioterapia?
Kinesioterapia vem do grego "kínesis", que significa movimento e " therapeia", terapia. Desta forma, a terapia do paciente é feita através do movimento, sendo ele passivo ou activo.
Kinesioterapia é uma disciplina médica independente, com base na experiência de todas as outras disciplinas médicas e inclui teoria e metodologia de educação física. O processo de tratamento passa por um trabalho conjunto entre o paciente e o terapeuta que tem como base a psicologia educacional.
A Kinesioterapia está dividida em duas secções principais: ativa e passiva.
-
Metodologia activa: Participação ativa e consciente do paciente, que faz o movimento .
-
Metodologia passiva: abrange as modalidades e os meios em que o paciente participa passivamente e faz movimentos involuntários. O movimento realizado por outra pessoa, ou com máquinas e/ou dispositivos especiais, imitam o movimento fisiológico normal (fisiologia do exercício passivo). Realizam-se movimentos de tecidos individuais ou partes do corpo com a ajuda de manobras especialmente organizadas e metódicas (massagem, manipulação de mão, procedimentos mecanoterapia , eletroestimulação).
O uso adequado de exercícios recreativos realizados em ginásios de reabilitação específicos aliviam a tensão das articulações e em particular as da coluna vertebral, melhorando:
-
O fluxo sanguíneo.
-
Restauro das propriedades básicas do tecido muscular melhorando a elasticidade.
-
Elimina espasmos e dor, (incluindo o período mais agudo)
-
Acelera o processo de auto-regeneração para normalização da cartilagem articular e do disco intervertebral, sem cirurgia.
O plano de recuperação é SEMPRE feito individualmente, com base nas características físicas únicas e condição do paciente.
Os exercícios de reabilitação foram especialmente concebidos para:
-
Melhorar a mobilidade articular;
-
Aumentar a elasticidade dos músculos, ligamentos e tendões;
-
Fortalecer os músculos profundos adjacentes à coluna e grandes articulações.
Quais são as patologias que podem ser tratadas?
Todas as disfunções de origem músculo esqueléticas; hérnias discais, tendinites, artroses, artrites, entorses, recuperação de pós-operatório.
Que mais a kinesioterapia trata?
Além de todas as disfunções anteriores, a kinesioterapia restabelece o equilíbrio postural, bem como dos diversos sistemas do corpo humano, através de exercícios especializados para cada tipo de patologia.